Visita a Brasília - 25/10/ 2011

No dia 25/10, terça–feira,  a Profa. Roselane Neckel, a Profa. Lúcia Helena Pacheco e o Prof. Carlos Vieira (Geociências – UFSC) visitaram Brasília para apresentar os objetivos da candidatura à  reitoria da UFSC e  atualizarem-se com relação às políticas do Governo Federal para o ensino superior.





Visita ao TCU
Pela manhã foi realizada uma visita ao Tribunal de Contas da União (TCU) com o acompanhamento do Sr. Márcio Sales, da Secretaria Adjunta de Supervisão e Suporte. O objetivo da visita foi conhecer o TCU e as orientações sobre os procedimentos que dizem respeito à administração pública e às instituições de ensino.







Também foi realizada uma reunião com o Sr. Sérgio Salustiano, Diretor da 6ª Secretaria Geral de Controle Externo, responsável pela fiscalização da atuação do Governo Federal na área de Educação. Entre os vários temas tratados destacaram -se a importância do planejamento como instrumento de melhoria e do desempenho da gestão das instituições públicas, para  evitar que as mesmas  tornem-se reféns do  “regime de urgência”,  que junto com a falta de transparência financeira, é um dos responsáveis  pela  maioria dos processos de “improbidade administrativa”. De acordo com a Srª Vanda da Silveira,  Diretora da Secretaria Adjunta de Supervisão e Suporte do TCU ,“o sol é o melhor detergente” para a administração pública. A luz, a claridade e a transparência  na gestão são essenciais  para o gestor coibir a ocorrência de fraudes e desvio de recursos públicos.


Visita ao Palácio do Planalto


À tarde conversou-se com o Assessor Chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Sr. Derci Pasqualotto. Nessa conversa, num clima de cordialidade, foi abordado o processo eleitoral na UFSC e apresentada a proposta de nossa candidatura.









Visita à Secretaria Executiva do MEC

Também à tarde houve um encontro com o Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do MEC, Sr. José Luís Balalaica dos Santos. Este apresentou o SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação.









Visita à Secretaria de Educação Superior (SESU)
Seguiu-se a visita a Sesu - MEC, que é a unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior. Conversou-se com a Chefe de Gabinete, Sra. Roberta Adami. O assunto girou em torno da continuidade do Projeto Reuni, a federalização da FURB, o programa TOP 200 - Universidades de Excelência. Com relação a este programa, falou-se sobre os recursos a ele destinados e os critérios que definiram as cinco instituições que serão responsáveis pelos encaminhamentos do projeto, quais sejam, a UFV, a UFMG, UNIFESP, UFRGRS e UFRJ . A UFSC não foi incluída.